Estrada do Chocolate é reconhecida como referência nacional em turismo sustentável
A Bahia comemora a inclusão da Estrada do Chocolate no Mapa Brasileiro do Turismo Responsável, entre 210 iniciativas escolhidas, na categoria Sustentabilidade, do total de 410 avaliadas. O roteiro temático, localizado na rodovia que liga os municípios de Ilhéus e Uruçuca, na Costa do Cacau, foi requalificado pela Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA), oferecendo a experiência imersiva na cultura da lavoura cacaueira e produção de chocolates finos.
O reconhecimento faz parte do projeto “Brasil, essa é a nossa praia”, uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur). O mapeamento de roteiros, experiências e destinos distribuídos pelas cinco macrorregiões brasileiras tem o objetivo de mostrar como o turismo pode ser uma ferramenta de inclusão, desenvolvimento e cuidado com o patrimônio natural e cultural.
A sustentabilidade é um dos pilares da Estratégia Turística Bahia 4.0, desenvolvida pelo Governo do Estado, em sintonia com a demanda global por ações de proteção ambiental. “A validação da Estrada do Chocolate comprova que o roteiro atende às diretrizes técnicas definidas pelo projeto, como preservação do meio ambiente e da diversidade biológica e valorização da cultura local, consolidando o equipamento como prática exemplar de turismo responsável”, explica o titular da Setur-BA, Maurício Bacelar.
Da Bahia, também foram incluídas no Mapa as seguintes iniciativas: Água pela Lagoa (Ilhéus), Aliança Futuri (Una), Pátio FlorAção (Andaraí) e Experiências entre Queijos & Búfalos, Organic Festival Trancoso e Organização Turismo de Trancoso (Porto Seguro), na categoria Sustentabilidade; Comuni Culturi (Salvador) e Povoado da Raposa (Iramaia), na categoria Turismo de Base Comunitária; Reserva Pataxó Porto do Boi e aldeias Pataxi Pataxó e Akuã Tarakwatê (Porto Seguro), Tiba e Trilha do Saber da Aldeia Kaí (Prado) e Taba Jairy (Ilhéus), em Etnoturismo.
Bandeira Azul - Outro reconhecimento da Bahia como destino sustentável é a certificação internacional Bandeira Azul, concedida na temporada 2025/2026 às praias da Viração e da Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades (Salvador); à Praia do Paraíso, em Guarajuba (Camaçari); e à Marina do Yatch Clube da Bahia (Salvador).
As escolhas foram da Foundation for Environmental Education (FEE), organização global com atuação em 81 países, que premia zonas costeiras com altos padrões de qualidade ambiental, gestão sustentável, segurança e infraestrutura.
A Setur-BA firmou parceria com o Instituto Ambientes em Rede (IAR), que representa a FEE no Brasil, para avaliar o potencial de outras praias baianas, como candidatas ao selo Bandeira Azul, nas localidades de Mangue Seco (Jandaíra), Baixio (Esplanada), Morro de São Paulo (Cairu) e Barra Grande (Maraú).
ÚLTIMOS POSTS
Prefeitura destaca ações para atrair turistas durante lançamento da alta temporada 2025/2026
NOTÍCIAS 06/12/2025 09:49Natal no Centro Histórico de Salvador terá início nesta sexta-feira, dia 5
PROGRAME-SE 05/12/2025 13:41Comércio terá mudanças viárias durante a Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia
NOTÍCIAS 05/12/2025 11:47Seagri entrega cinco toneladas de alimentos arrecadados na Fenagro ao programa Bahia Sem Fome
NOTÍCIAS 05/12/2025 10:53Alunos de 25 escolas da rede municipal de Salvador fazem visitas guiadas à Fenagro
NOTÍCIAS 05/12/2025 07:46Ver todas as notícias