Início

Salvador

Salvador instala boias no Porto da Barra...

Salvador instala boias no Porto da Barra para impedir embarcações perto de banhistas

Instalação começou nesta terça-feira (1º) e criará perímetro onde embarcações motorizadas não poderão circular

Por: Redação

02/09/202613h55

Foto Salvador instala boias no Porto da Barra para impedir embarcações perto de banhistas
Foto: Jefferson Peixoto/Secom PMS

O Porto da Barra começou a receber nesta terça-feira (1º) uma nova delimitação marítima para separar banhistas de embarcações motorizadas. A Prefeitura de Salvador instalará boias formando uma área exclusiva para banho a até 90 metros da faixa de areia. O trabalho começou às 7h, com a colocação de duas poitas — bases de concreto usadas para sustentar a estrutura — na praia. Durante essa etapa, parte da passagem será isolada para a circulação de uma retroescavadeira.

O perímetro terá formato de “U” e utilizará cinco poitas: duas na faixa de areia e três no mar. As boias serão conectadas por um cabo de aço, formando o cordão que impedirá a entrada de embarcações motorizadas na área destinada aos banhistas. A previsão é concluir todo o serviço na quarta-feira (2). A operação envolve a Secretaria Especial do Mar (Semar), a Transalvador e a Guarda Civil Municipal. Segundo a secretária do Mar, Maria Eduarda Lomanto, a iniciativa busca reduzir os riscos provocados pela circulação em alta velocidade perto da praia, especialmente em uma área frequentada por famílias, crianças e turistas.

A proposta poderá chegar a outros pontos da orla de Salvador. Em entrevista ao Anota Bahia, Lomanto afirmou que a intenção inicial é implantar o modelo também nas praias da Preguiça e da Ribeira. A medida faz parte de uma estratégia de ordenamento do espelho d'água, conciliando as áreas destinadas ao banho com aquelas utilizadas para atividades esportivas e motonáuticas.

Comentários
Importante: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Na Bahia